ESTONADA ou PELETIZADA

O QUE É UMA ROUPA ESTONADA?

Sabe aquela sua roupa  favorita, que você já usou milhares de vezes e de tanto usar e lavar a pobre coitada começou a ficar desbotada? A estampa já está com uma cor mais fraca e inevitavelmente apareceram pequenos buracos? Pois então, a roupa stoned é muito parecida com isso, porém sem buracos e novinha!

A ideia de dar o aspecto de envelhecida vem de duas vertentes. A primeira é a parte técnica de processos de lavanderia para se chegar a resultados de desgastes. A outra parte é a na verdade a junção dessa técnica com a linguagem do Vintage, uma trend muito forte no comportamento não só de moda, como na arquitetura, design, cinema, enfim um verdadeiro lifestyle.

Uma camiseta estonada segue a mesma ideia dos processos de lavanderia dos jeans, porém com os recursos adequados a malha, que é um tipo de tecido mais delicado que o jeans. Para chegar ao resultado de uma camiseta estonada, são usados processos físicos abrasivos. A malha da camiseta recebe uma tintura superficial que é a cor da camiseta, depois passa pelo processo de abrasão suave, em que as camisetas são colocadas em um tambor industrial e batidas com pedrinhas de argila. Essa combinação de tintura e o processo de abrasão resulta em peças com contraste de cores (principalmente nas costuras e golas) e deixa cada camiseta com um aspecto único, pois cada peça sempre reage a esses processos de forma diferente. Estonada4

O resultado de uma camiseta estonada, é uma peça com aspecto envelhecido e com o toque macio e leve, muito propício ao verão. Porém todos esses processos são apenas uma parte de uma camiseta estonada. Para se ter uma camiseta com cara vintage mesmo.