JEANS

 


amaciadoAmaciado:
Resinagem total: É utilizada para “segurar” o azul do jeans (mantém o jeans escuro). E também para “segurar” o efeito craquelado e bigodes tridimensionais.

lixada local

Lixado local: Método de abrasão manual ou mecânica. Desgasta a peça de jeans ao mesmo tempo em que amacia. O processo também pode ser feito por máquinas, garantindo a reprodutibilidade dos efeitos.

 

Esmerilhos nos bolsos: Desgastar a peça em lugares como barras, parte de cima dos bolsos, pernas, dando o efeito de desfiado, rasgado, utilizando pedras e rebolos em maquina de alta rotação.

 

Used local: tipo de beneficiamento que deixa o tecido ou a peça pronta com aspecto de muito usado. Para obter esse efeito, é usado jato de permanganato, de areia, alumínio, entre outras substâncias.

 


puidoPuídos:
Puídos são rasgos produzidos propositalmente em jeans ou sarja. São feitos, também, em lavanderia industrial, com equipamentos que dão um acabamento profissional ao efeito. São seis estilos diferentes de puídos, três que podem ser aplicados em calças, bermudas e shorts e mais três exclusivos para calças. 

 

Destroyed: Destruído. Lavagem parecida com a estonagem combinada com alvejamento. Nesse processo é empregada uma quantidade maior de enzimas que chegam a corroer a fibra, deixando a peça com aspecto de surrada. Áreas nas quais o atrito é maior, como a barra e o cós, ficam puídas.